terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Graffiti da Copa do Mundo e selecção em 3D

As pessoas que passarem pela praça do Patriarca no Brasil, poderão contemplar uma agradável surpresa: uma enorme pintura elaborada em terceira dimensão dá mais cor ao chão do local.
Foi feito pelo artista Eduardo Kobra e com a ajuda da Secretaria de Coordenação das Sub prefeituras. O grafite retrata as belezas naturais da África do Sul, país que foi a sede do mundial de 2010.
O grande diferencial deste tipo de pintura é que o efeito tridimensional só é obtido através de um ângulo determinado, caso contrário, a imagem não tem o mesmo impacto.
Este graffiti já não existe mas nos vamos recorda-lo.

Como desenhar cabelos em Graffiti?

Esta técnica consiste em fazer o cabelo usando três lápis com diferentes graduações, basicamente o HB, 2B  e 4B. Começamos com o lápis mais leve, o HB . Deverás passar por toda a parte do cabelo de forma firme, e suave nas partes de grande intensidade de luz . Como p lapis é mais claro, podemos forçar um pouco nos riscos em quase toda a área do cabelo.
Em seguida, com um lápis de uma graduação um pouco maior, 2b , deve-se ir “riscando” por cima da primeira camada feita pelo HB, deixando as partes mais iluminadas em  segunda camada. Ou seja, a intenção é escurecer somente as partes que necessitem, o que for para ficar claro deverá passar apenas  pela primeira camada com o HB.
E para finalizar,  com o 2b mesmo, ou 3b se necessário,  deve-se fazer as partes mais escuras, forçando um pouco mais o lápis. Lembrando que essa terceira camada deverá ser aplicada somente nas partes mais escuras, ou seja, naquelas partes do “penteado” onde quase  não exista luz.



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O maior graffiti do mundo


O presidente Lula irá inaugurar, em Foz do Iguaçu, o maior grafite do mundo! Ele mede mais de 3500 metros quadrados e irá tornar-se outro ponto turístico da cidade das Cataratas. O conteúdo do Grafite é, na verdade, uma campanha feita para ajudar na luta contra a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os graffiteiros brasileiros, argentinos e paraguaios, uniram-se e também se propuseram a fazer uma arte que mostrasse às pessoas que o Grafite não é vandalismo. Eles trabalharam por 10 dias contínuos para concluir a obra. Estima-se que mais de 100 mil pessoas passem todos os dias pelo graffiti.

Alfabeto em Graffiti

Para os principiantes no graffiti aqui vai algumas letras que podem utilizar

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Museu efémero

As paredes do Bairro Alto, em Lisboa, escondem um museu efémero. O "Movimento Acorda Lisboa" fez um levantamento das "obras de arte" e destaca na poluição visual os graffitis que são verdadeiramente artísticos. Recolheram ao todo cerca de 82 peças, e ficaram reunidas no portfólio do museu 33 obras de 33 artistas, nacionais e estrangeiros, o "Movimento Acorda Lisboa" , serve para quem coloca a questão de graffiti ser ou não arte.  O Museu efémero tem peças de artistas que têm 20 anos e de outros de 50 ou mais anos.

História do graffiti

Quando os arqueólogos descobriram palavras e desenhos inscritos em cavernas, rochas e monumentos antigos, usaram a  palavra graffiti para designar os rabiscos que provavam a existência de muitas civilizações primitivas e a sobrevivência de linguagens e cultos. O graffiti serviu para datar ruínas e fornecer indícios sobre a vida quotidiana em determinadas épocas. Um dos grafites mais famosos do mundo, segundo alguns estudiosos, é a caricatura de Cristo crucificado da parede da Domus Gelotiana, no Paladino, em Roma.
Actualmente, o graffiti é encarado como forma de expressão que visa a comunicação rápida, autêntica, irreverente e até mesmo violenta do involuntário colectivo. O grafite tem a intenção de registrar uma visão do mundo, de ser testemunha e memória em forma de arte. Uma arte que propõe a substituição dos meios de expressão convencionais, principalmente os de expressão literária e das artes plásticas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dicas de graffiti para iniciantes

Para começar um desenho de graffiti é melhor treinar bastante em papel até ganhar confiança, prática e habilidade, com traços antes de aplicar a tinta no trabalho final. Depois começa a desenhar em paredes e muros com carvão ou giz de cera. O melhor para começar é usar giz da escola, que é fácil de apagar quando se erra. Também se pode treinar com folhas de cartolina, colocando na parede e desenhar a vontade.

Specter Art

Specter Art, artista-cidadão que procura no cotidiano espaços públicos esquecidos e regeitados pela sociedade, que possam servir como galerias a céu aberto para a sua criatividade sócio-urbana.
Situações como prédios abandonados e cidadãos sem lar serve como inspiração. Segundo Specter, essa obsessão pelo 'esquecido urbano' é consequência da sua introdução na arte,e foi por meio do graffiti.
Muitos ajudam, mas Specter prefere contribuir a graffitar espaços esquecidos com a sua imaginação.