terça-feira, 24 de maio de 2011

Um dia, o macaco com a banana pintado pelo norueguês Dolk dormiu na rua e acordou em um museu. E sem sair do lugar onde foi criado, um muro no Bairro Alto, em Lisboa. Em outra parede, ali por perto, ocorreu o mesmo com a professora e o aluno enfezados assinados pelo artista Above. São, hoje, considerados obra em exposição.O museu em questão é, na verdade, um circuito ao ar livre. Recebeu o sugestivo nome de Efêmero pela natureza da arte ali exposta: são cerca de 50 grafites criados por artistas de fama internacional e outros nem tanto.

O graffiti de forma revolucionaria

A Matilha Cultural propôs a dar voz às acções do povo egípcio e auxiliar na propagação e reflexão das suas ideias. A exposição “Egipto em Obras: Expressões da Revolução” fica em “processo” de 29 de Abril a 18 de Junho e tem o objectivo de mostrar a força de articulação que as pessoas comuns tem para mudar os rumos da política do seu país e promover uma reflexão e um olhar da realidade a partir de obras de arte de documentações activistas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fredone Fone

Este artista busca solucionar questões que permeiam as construções das imagens a partir de um processo de sobreposições constituídas por objectos e técnicas, projectando um resultado que valoriza as dimensões. Ampliando os ângulos e causando interferências das perspectivas sobre elas mesmas. Tendo como referencia o trabalho "corrigindo a perspectiva", do artista plástico e fotografo holandês Jan Dibbets, acredita estar a usar ao máximo os conjuntos de fragmentos e características presentes em todas as imagens. Para chegar a um conjunto de ilusões de ópticas. Este artista foi o que organizou a “Semana do Graffiti”.

Semana do Graffiti

A Semana do Graffiti é um evento de arte urbana que foi criado em 2010 no Brasil na cidade de Vitória  em comemoração ao dia nacional do Graffiti. A proposta foi idealizada pelo Artista/Grafiteiro Fredone Fone, organizada em conjunto com Ficore e Renato Ren e realizada pelo Instituto TamoJunto de Intervenções Urbanas. Em 2011 acontecerá a segunda edição com início no dia 27 de março com várias atividades durante a semana, sendo exposições, intervenções urbanas, bate-papo, exibição de vídeos, palestras entre outras. 

terça-feira, 29 de março de 2011

Graffiti como vandalismo

Dois jovens, com 20 anos, foram detidos pela PSP quando estavam a fazer um graffiti junto à estação da CP em São Mamede de Infesta Matosinhos. Os vândalos estavam na posse de uma máquina de filmar, que lhes permitiria colocar os ‘feitos’ em fóruns e redes sociais na internet. Se forem artistas no graffiti não prejudiquem a vossa carreira a fazer graffiti em sitios privados ou improprios façam nas paredes proprias para graffiti ou mesmo em sitios abandonados.

Exposição 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Graffiti e educação

Dentro ou fora da escola, a maioria dos colectivos de graffiti desenvolve acções educativas. Seja na educação formal ou não-formal, os grupos procuram criar quotidianamente novos meios e espaços para se debater a arte de rua na sua cultura.
Muitas escolas, sobretudo públicas, oferecem oficinas de graffiti para os alunos. A associação DF-Zulu, por exemplo, trabalha com a revitalização dos muros da escola por meio de actividades de graffiti com os alunos. “A escola faz parte da comunidade, e promover a revitalização gera um retorno a valorização deste espaço. Procuramos transformar a escola em um ambiente que os jovens se sintam bem com o espaço de aprendizagem.”

Exposição

Os artista plásticos Os Gêmeos estão em mais uma exposição internacional. Os irmãos pixadores e grafiteiros participam da “Viva la Revolucion: Um diálogo com a paisagem urbana” no Museu de Arte Contemporânea de San Diego, Califórnia.A exposição foi aberta no dia 17 de julho, mas o trampo dos brasileiros já está lá para quem quiser ver desde o dia 14. Ao lado d’Os Gêmeos, estão 20 artistas de 10 países, entre eles o brasileiro CALMA, o italiano Blu, o britânico Banksy, e o americano Shepard Fairey, também chamado de OBEY, responsável pelo famoso retrato de Barack Obama. 

terça-feira, 15 de março de 2011

Mais tipos de graffiti

    Crew 
As crews costumam ter nomes extensos, que são abreviados através de siglas, normalmente entre 2 a 4 letras. Através dessas siglas, algumas vezes são criadas novas definições para o nome de crew.
    
         Trash-train
Normalmente quando os writers se referem a comboios, utilizam a palavra inglesa train, existe então o conceito de trash-train, que se utiliza para comboios fora de circulação, que se destinam a abate ou requalificação. 
 
        Stencil
Molde recortado em cartolina, radiografias, ou outros materiais que criam formas pré-defenidas, encostando esse molde a uma superfície, e passando spray por cima.
 
 
 

O graffiti tem limites

A Polícia de Boston informou que o artista plástico Shepard Fairey, famoso pelo cartaz azul e vermelho da campanha eleitoral do presidente americano Barack Obama, foi preso por violar propriedade privada e fazer graffiti nessas mesmas propriedades.   O artista foi detido enquanto se dirigia para o Instituto de Arte Contemporânea, para sua primeira exposição solo, chamada Supply and Demand. O poster de Obama feito por Fairey vendeu centenas de milhares de unidades e entrou para a Galeria Nacional de Retratos, em Washingtons, antes da posse de Obama.

terça-feira, 1 de março de 2011

Exército E.U.A limpam maior graffiti de Los Angeles

O Corpo de Engenharia do Exército dos Estados Unidos, uma agência federal, vai apagar aquele que deverá ser o maior graffiti do país, que está no muro de betão do rio de Los Angeles.O graffiti com as letras `MTA` vai ser removido no âmbito de um projecto de 837 mil dólares (568 mil euros) para apagar graffitis numa extensão de 160 quilómetros do canal de controlo de inundações. A porta-voz daquela agência federal, Jennie Ayala, disse que as letras têm 17 metros de altura e cerca de 500 metros de comprimento. 

 

Como Desenhar Nomes em Graffiti

Escreva um nome no papel. Pode-se começar com qualquer palavra, mas o seu nome é uma boa escolha. A maioria dos artistas de grafitti começam a desenvolver uma assinatura única. Para iniciar, escreve as letras todas maiúsculas. Usa um lápis, e desenha de leve para poder apagar. Deixe bastante espaço entre as letras; pois vai preencher depois. Faça grandes o bastante para poder trabalhar, mas não tão grande para demorar muito tempo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Graffiti da Copa do Mundo e selecção em 3D

As pessoas que passarem pela praça do Patriarca no Brasil, poderão contemplar uma agradável surpresa: uma enorme pintura elaborada em terceira dimensão dá mais cor ao chão do local.
Foi feito pelo artista Eduardo Kobra e com a ajuda da Secretaria de Coordenação das Sub prefeituras. O grafite retrata as belezas naturais da África do Sul, país que foi a sede do mundial de 2010.
O grande diferencial deste tipo de pintura é que o efeito tridimensional só é obtido através de um ângulo determinado, caso contrário, a imagem não tem o mesmo impacto.
Este graffiti já não existe mas nos vamos recorda-lo.

Como desenhar cabelos em Graffiti?

Esta técnica consiste em fazer o cabelo usando três lápis com diferentes graduações, basicamente o HB, 2B  e 4B. Começamos com o lápis mais leve, o HB . Deverás passar por toda a parte do cabelo de forma firme, e suave nas partes de grande intensidade de luz . Como p lapis é mais claro, podemos forçar um pouco nos riscos em quase toda a área do cabelo.
Em seguida, com um lápis de uma graduação um pouco maior, 2b , deve-se ir “riscando” por cima da primeira camada feita pelo HB, deixando as partes mais iluminadas em  segunda camada. Ou seja, a intenção é escurecer somente as partes que necessitem, o que for para ficar claro deverá passar apenas  pela primeira camada com o HB.
E para finalizar,  com o 2b mesmo, ou 3b se necessário,  deve-se fazer as partes mais escuras, forçando um pouco mais o lápis. Lembrando que essa terceira camada deverá ser aplicada somente nas partes mais escuras, ou seja, naquelas partes do “penteado” onde quase  não exista luz.



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O maior graffiti do mundo


O presidente Lula irá inaugurar, em Foz do Iguaçu, o maior grafite do mundo! Ele mede mais de 3500 metros quadrados e irá tornar-se outro ponto turístico da cidade das Cataratas. O conteúdo do Grafite é, na verdade, uma campanha feita para ajudar na luta contra a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os graffiteiros brasileiros, argentinos e paraguaios, uniram-se e também se propuseram a fazer uma arte que mostrasse às pessoas que o Grafite não é vandalismo. Eles trabalharam por 10 dias contínuos para concluir a obra. Estima-se que mais de 100 mil pessoas passem todos os dias pelo graffiti.

Alfabeto em Graffiti

Para os principiantes no graffiti aqui vai algumas letras que podem utilizar

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Museu efémero

As paredes do Bairro Alto, em Lisboa, escondem um museu efémero. O "Movimento Acorda Lisboa" fez um levantamento das "obras de arte" e destaca na poluição visual os graffitis que são verdadeiramente artísticos. Recolheram ao todo cerca de 82 peças, e ficaram reunidas no portfólio do museu 33 obras de 33 artistas, nacionais e estrangeiros, o "Movimento Acorda Lisboa" , serve para quem coloca a questão de graffiti ser ou não arte.  O Museu efémero tem peças de artistas que têm 20 anos e de outros de 50 ou mais anos.

História do graffiti

Quando os arqueólogos descobriram palavras e desenhos inscritos em cavernas, rochas e monumentos antigos, usaram a  palavra graffiti para designar os rabiscos que provavam a existência de muitas civilizações primitivas e a sobrevivência de linguagens e cultos. O graffiti serviu para datar ruínas e fornecer indícios sobre a vida quotidiana em determinadas épocas. Um dos grafites mais famosos do mundo, segundo alguns estudiosos, é a caricatura de Cristo crucificado da parede da Domus Gelotiana, no Paladino, em Roma.
Actualmente, o graffiti é encarado como forma de expressão que visa a comunicação rápida, autêntica, irreverente e até mesmo violenta do involuntário colectivo. O grafite tem a intenção de registrar uma visão do mundo, de ser testemunha e memória em forma de arte. Uma arte que propõe a substituição dos meios de expressão convencionais, principalmente os de expressão literária e das artes plásticas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dicas de graffiti para iniciantes

Para começar um desenho de graffiti é melhor treinar bastante em papel até ganhar confiança, prática e habilidade, com traços antes de aplicar a tinta no trabalho final. Depois começa a desenhar em paredes e muros com carvão ou giz de cera. O melhor para começar é usar giz da escola, que é fácil de apagar quando se erra. Também se pode treinar com folhas de cartolina, colocando na parede e desenhar a vontade.

Specter Art

Specter Art, artista-cidadão que procura no cotidiano espaços públicos esquecidos e regeitados pela sociedade, que possam servir como galerias a céu aberto para a sua criatividade sócio-urbana.
Situações como prédios abandonados e cidadãos sem lar serve como inspiração. Segundo Specter, essa obsessão pelo 'esquecido urbano' é consequência da sua introdução na arte,e foi por meio do graffiti.
Muitos ajudam, mas Specter prefere contribuir a graffitar espaços esquecidos com a sua imaginação.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Nuno Reis

Nuno Reis, é um dos fundadores da graffiti art em portugal, membro do crew Graffiti PRM. Artista de rua, com o graffiti no coração, vive do graffiti como sustento de vida, através da decoração, eventos, telas e cenografia de grandes dimensões. Com praticamente 20 anos de graffiti tradicional e fotorealista, como base do seu trabalho nas ruas, pinta telas a spray, oleo e acrílico, visando obter respeito e visibilidade no campo da arte sobre tela e respectivas exposições do seu trabalho.

Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat largou a vida confortável, para viver nas ruas de Nova York, desafiar o racismo dos brancos norte-americanos e torna-se um dos mais importantes na Arte do graffiti.
Por utilizar o espaço urbano como suporte, o graffiti é muitas vezes confundido com pichação, embora seja bem diferente desta. A pichação tem como base a escrita, dá destaque à letra, à palavra. Já o grafite busca referências nas artes plásticas. Trabalha com a forma, o volume, a perspectiva, a cor, entre outros recursos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Graffiti a tatuar

Odeith é um nome artístico. Nasceu em Lisboa, em 1976, começou a pintar graffiti em 1996 com o tag de Eith, apenas se dedicando ao bombing em muros e na linha de comboio. Em 1998 começou e dedicou-se aos grandes murais. No ano 1999 começou a tatuar e um ano depois, conseguiu abrir o seu próprio estúdio  de Tatuagens que veio a encerrar em 2008. Actualmente, está a tatuar  no domicílio de clientes que juntou-se ao longo dos últimos 10 anos. Odeith é um exemplo, que os Artistas de graffiti tambem podem vir a tatuar, pois a Arte do graffiti é semelhante á arte de tatuar, e hoje é um grande artista de tatuagens.

Artista Português

Mr.Dheo é um artista que esteve sempre ligado à Arte. Aos 3 anos de idade começou a copiar frases de revistas e jornais e a desenhar sozinho. Não existiam lápis nem cadernos, apenas esferográfica e folhas soltas. Da infância à adolescência, a necessidade compulsiva de se exprimir tornou-se hábito. Rejeitando sempre qualquer tipo de ajuda das escolas de Arte. Mr.Dheo faz uma arte que tem de ser defendida, porque essa arte serve para nos esperimir-mos os nossos sentimentos. Mr.Dheo foi evoluindo as suas próprias técnicas sem qualquer influências de escolas de Arte ou outro tipo de ajuda. Por isso acho que nós devemos de proteger esta arte do graffiti, pois ela permite-nos mostrar ás pessoas o que sentimos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Rei do graffiti

O artista inglês Banksy é considerado o rei do graffiti, mas ninguém sabe quem ele realmente é. Banksy vive numa cidade inglesa Bristol, e nasceu no ano de 1974. Aparentemente, nem os pais dele conhecem a fama do filho, já que acreditam que o filho é um simples pintor. Foi aberta uma exposição de Banksy no Museu da cidade de Bristol em Junho de 2009. O mistério foi tanto, que ninguém sabia por que é que o museu estava em manutenção, até um dia antes da abertura da exposição.  O nome da exposição era “Banksy vs Bristol Museum” e conta com intervenções artísticas, instalações, e quadros do artista.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011